Direitos Humanos


Cine Rondon: direitos humanos e cidadania

O Cine Rondon em Guimarães exibiu alguns curtas-metragens brasileiros para promover o debate sobre os direitos humanos e a cidadania. Entre os temas debatidos nestas sessões estão a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, inclusão de pessoas com deficiência, diversidade sexual, liberdade religiosa, combate à violência e valorização da pessoa idosa.

Produção de peças de comunicação do Selo UNICEF

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

A Prefeitura de Guimarães inscreveu o município na edição do Selo UNICEF (2009-2012), integrando o grupo da Amazônia Legal. A articuladora do Selo em Guimarães é a Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Sra. Karina Lindoso, que havia solicitado à equipe da UEG, desde a viagem precursora do Projeto Rondon, uma parceria para a produção das peças de comunicação com o objetivo de promover a mobilização social pela certificação.




Sra. Glenda (psicóloga - SASDECOM, acima) e Sra. Karina Lindoso (abaixo), Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário de Guimarães, explicam aos professores da rede municipal de ensino os caminhos do Selo UNICEF, durante a Semana Pedagógica.

 

Os responsáveis pela elaboração e execução desta atividade foram os professores Carlos Cipriano e Geórgia Cynara, além dos alunos do curso de Comunicação Social – Audiovisual (UnU de Goiânia – Laranjeiras): Ricardo Nogueira, Kely Carvalho, Érika Rodrigues e Thaís Robaina. Contamos também com a participação do aluno Paulo Renato, do curso de Agronomia (UnU de Ipameri) e do aluno Cristiano Steinkirch, do curso de Engenharia Ambiental (Equipe B – USP).

Desta forma, foram oferecidas Oficinas de Vídeo em Mídias Portáteis, de Desenho, Cartazes e Histórias em Quadrinhos e de Técnicas de Entrevista, aos pais, alunos e professores de cinco escolas, visando envolver esse público na produção de material gráfico e audiovisual. Essas oficinas adotaram as temáticas do Selo UNICEF na Amazônia Legal: mudança climática e o impacto na vida de crianças e adolescentes; cultura e identidade: comunicação para a igualdade étnico-racial; e esporte e cidadania. As escolas municipais visitadas pela equipe do Rondon com esta finalidade foram: Prof. Antônio Reginaldo Lopes (sede), Maria Firmina dos Reis (comunidade de Maçaricó), Sotero dos Reis (Macajubal), Mateus Avelar (Prata) e Artur Raimundo Farias (Genipaúba). No total, oferecemos atividades a um público superior a 300 alunos (entre 6 a 11 anos), mais de 100 pais e 50 professores.

Além de percorrer as escolas, promovendo o encontro entre a rede municipal de ensino (Secretaria de Educação) e as demandas da SASDECOM (Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário), a equipe da UEG também proporcionou instruções para que as pessoas que integram o GT de Cultura e Identidade possam criar um álbum da cultura e identidade afro-brasileira e indígena presente em Guimarães – outra meta a ser cumprida para a obtenção do Selo UNICEF.


Reunião dos GT's de Cultura e Identidade / Esporte e Cidadania:











Reunião da Comissão Pró-Selo UNICEF em Guimarães:




Palestra da SASDECOM sobre o Selo UNICEF, durante a Semana Pedagógica da rede municipal de ensino:



























Reunião com professores das escolas municipais Antônio Reginaldo Lopes (sede) e Maria Firmina dos Reis (Maçaricó), planejando os trabalhos de produção das peças de comunicação do Selo UNICEF em Guimarães:















Atividades de produção das peças de comunicação nas escolas (sede e comunidades):