Educação


Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino

Durante os três primeiros dias da Operação Pai Francisco nos municípios do norte maranhense (24 a 26 de janeiro), toda a equipe da Universidade Estadual de Goiás esteve envolvida com a realização de atividades voltadas aos professores da rede municipal de ensino, solicitadas pela Secretaria de Educação, Esportes e Cultura – Prefeitura Municipal de Guimarães. Em reunião realizada com a Secretária de Educação, Sra. Denildes Cunha, com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sr. Reginaldo Lopes, e dos coordenadores de ensino da secretaria, nos foi apresentado o tema da semana pedagógica, que seria “a escola como cenário educativo”.

A UEG, através de seus acadêmicos e professores, ofereceu um conjunto de oficinas de diversificadas temáticas e técnicas, previamente solicitado na viagem precursora, de modo a contribuir com a construção desse “cenário educativo” em Guimarães.

As alunas Kely Carvalho e Érika Rodrigues, do curso de Comunicação Social – Audiovisual / UEG, ficaram responsáveis pelas Oficinas de Fotografia em Mídias Portáteis, de Experimentos de Animação e de Histórias em Quadrinhos, enquanto Ricardo Nogueira e Thaís Robaina, do mesmo curso, se responsabilizaram pelas Oficinas de Uso dos Recursos Audiovisuais em Sala de Aula e de Técnicas de Pesquisa na Internet. Os professores Carlos Cipriano e Geórgia Cynara, ministraram, respectivamente, as Oficinas de Jogos Teatrais e Improvisação e de Uso da Música em Sala de Aula. Os alunos do curso de Enfermagem, Alan Johnson, Ariane Tafnes (UnU de Ceres) e Luana “Nikari” Silva (UnU de Itumbiara) proferiram palestra com o tema Primeiros Socorros a Escolares, enquanto o aluno Paulo Renato de Rezende, do curso de Agronomia (UnU de Ipameri), tratou da manutenção, do manejo e da escolha de alimentos para uma Horta Escolar. Outras palestras solicitadas pelo pessoal da educação durante a viagem precursora e oportunizadas pela semana pedagógica foram a de Formação de Valores e a de Prevenção à Violência e ao Bullying nas Escolas.

As atividades reuniram diariamente mais de 130 professores, coordenadores e diretores das unidades de ensino e aconteceram na Vila Gen (Vila Geração Nova), que concentrou a maioria das oficinas e palestras (todas as oficinas foram realizadas por lá, à exceção da oficina de informática, que ocorreu no laboratório da escola estadual Paulo Freire). Ao término da semana, os participantes receberam certificados emitidos pela UEG e pelo IFSC/USP (Equipe B), que também ofereceu palestras e oficinas aos professores vimarenses.

Semana Pedagógica da Rede Estadual de Ensino

Assim que os professores da rede estadual que atuam nas escolas de Guimarães retornaram das férias, repetimos a experiência de capacitação e intercâmbio com os docentes, oferecendo oficinas como as que foram proporcionadas aos professores da rede municipal. Também na Vila Gen (no dia 31 de janeiro), trabalhamos com um grupo de mais de 40 professores, vindos das escolas estaduais da sede e da comunidade de Cumã. A este grupo, foi oferecido um conjunto mais reduzido de atividades, incluindo a palestra sobre Horta Escolar (Paulo Renato) e as Oficinas de Uso dos Recursos Audiovisuais em Sala de Aula, de Produção de Vídeo em Mídias Portáteis (Ricardo Nogueira), de Experimentos de Animação e Histórias em Quadrinhos (Érika Rodrigues), além da palestra sobre  Formação de Valores.

Encontro com os universitários vimarenses do PROEB / UFMA

A tarde do sábado do meio da Operação Pai Francisco (28/01) foi reservada a um momento especial de encontro com os universitários vimarenses do PROEB / UFMA, programa mantido pela Prefeitura Municipal de Guimarães em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, que este ano encaminha para a formatura cerca de 150 alunos graduados nos cursos de Educação Física, Ciências Exatas e Filosofia. A pedido do prefeito, Pe. William Guimarães, e do Pró-Reitor do PROEB em Guimarães, Sr. José Benedito, preparamos também algumas atividades voltadas aos universitários do município. A este público – cujas aulas acontecem no fim de semana, na Vila Gen – foi oferecido a Oficina de Fotografia em Mídias Portáteis, ministrada pelos alunos de Audiovisual da UEG, Ricardo Nogueira e Érika Rodrigues. Os alunos de Educação Física também puderam conferir uma palestra sobre a sua área de formação, enfatizando o uso de filmes para discutir conflitos em sala de aula.

O líder da classe de Educação Física, Elyseu Queiroz, se responsabilizou pela elaboração de uma proposta de trabalho a ser inscrita nas próximas operações do Projeto Rondon (julho de 2012) por uma equipe de alunos do PROEB / UFMA em Guimarães, depois de uma longa conversa de instrução sobre a seleção de propostas no Rondon, proporcionada pelo professor coordenador da Equipe A, Carlos Cipriano (UnU de Goiânia – Laranjeiras / UEG).

Rondon nas escolas de Guimarães

Assim como os três primeiros dias da Operação Pai Francisco em Guimarães concentrou esforços de toda a equipe do Conjunto A no eixo da educação, os três últimos dias (1º a 3 de fevereiro) voltou-se às escolas da sede e dos povoados do município, indo desta vez ao encontro não só de professores, mas das crianças e pais de alunos que encontramos nas comunidades, utilizando o transporte disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura. Aproveitando a aula inaugural do ano letivo e o retorno das férias, nossa equipe percorreu as seguintes escolas municipais: Professor Antônio Reginaldo Lopes (sede), Maria Firmina dos Reis (comunidade de Maçaricó), Sotero dos Reis (Macajubal), Mateus Avelar (Prata) e Artur Raimundo Farias (Genipaúba). No total, oferecemos atividades a um público superior a 300 alunos (entre 6 a 11 anos), mais de 100 pais e 50 professores.

As atividades que realizamos nas cinco escolas visitadas por nossa equipe foram todas voltadas à produção de material para a campanha da Comissão Pró-Selo Unicef (2009-2012). O selo visa certificar os municípios da Amazônia Legal que apresentem bons indicadores nas áreas da educação, saúde, cultura e meio ambiente – o que significa qualidade de vida para o desenvolvimento integral de suas crianças e adolescentes. Ao abraçar a campanha pelo Selo Unicef em Guimarães, proposta e articulada pela secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário (SASDECOM), Sra. Karina Lindoso, alunos e professores da equipe da UEG puderam conciliar as políticas públicas da esfera municipal na realização do Rondon, atendendo a demandas tanto da SASDECOM como da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo das oficinas realizadas nessas escolas foi o de impulsionar a produção de peças de comunicação para a mobilização social em prol da certificação. Para conferir informações detalhadas da atuação dos rondonistas nas escolas vimarenses, leia a página do eixo dos direitos humanos, que aborda todas as ações realizadas em conjunto com a SASDECOM pelo Selo Unicef.